Notícias

Feiras profissionais criam soluções para movimentar o mercado

Sendo um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19, o setor de eventos profissionais buscou se reinventar e encontrar soluções para manter o mercado em movimento e conectado.

A Feira Construsul desenvolveu a plataforma Construsul Online. Em formato 100% digital, apresentou inovação e tecnologia para a cadeia produtiva dos setores de construção, acabamentos e infraestrutura em todo o período que ficou disponível, do dia 1º de setembro até 30 de novembro.  Com o objetivo de gerar bons negócios e networking, lojistas do ramo da construção civil, engenheiros, arquitetos e visitantes em geral puderam ter acesso aos catálogos de fornecedores e realizar compras através da plataforma online. “Fomos pioneiros no segmento ao realizar a Construsul Online. Foi uma experiência desafiadora, muita rica e gratificante, em um cenário de muitas incertezas que a pandemia configurou”, comentou o diretor da Sul Eventos Feiras Profissionais, Wilson Richter.

Richter relata a necessidade de se reinventar, para oferecer um bônus ao expositor e ao mercado, com uma plataforma totalmente gratuita, onde o catálogo de produtos, palestras e reuniões de negócios incentivaram a interação entre fornecedores e compradores. “Uma vitrine com três meses de duração que envolveu aproximadamente 150 empresas participantes e dias com acesso de mais de duas mil visitantes”, detalha. 

A Construsul Online também proporcionou palestras repletas de conteúdos. Entre elas palestra sobre soluções termo acústica para envelopamento de fachadas (sistema EIFS) ministrada pela Marilucy Rodrigues da Masterwall, dimensionamento de condutores elétricos pelo Paulo Sandrini da Cobrecom, dúvidas nas instalações hidráulicas prediais, (como instalar corretamente tubos e conexões de PVC) por Jairton Ribeiro da Plastilit, patologia das construções pelo professor Dr. Bernardo F Tutikian do ITT Performance/Unisinos, normas técnicas do Vidro pela Vera Andrade da Qualividros e conforto Termoacústico com PVC – 100% Ecológico da Weiku do Brasil pelo Michael Lochner da Weiku do Brasil. As palestras estão disponíveis no site da Feira Construsul

A expectativa para o próximo ano é otimista e a 23ª Construsul está agendada para o período de 03 a 06 de agosto de 2021, na Fiergs, em Porto Alegre, RS. O diretor da Sul Eventos ressaltou a importância em retomar as feiras presenciais. “Acreditamos na motivação e necessidade do visitante comprador em rapidamente reestabelecer negociações presenciais, reaquecendo a economia e garantindo bons negócios em 2021”, enfatizou Richter. Ele ainda destacou a importância da feira para o setor. “A construção é um propulsor essencial para a economia e a realização de feiras desempenha papel importante na geração de negócios, apresentação de novas tecnologias e atualização profissional”, complementou.

A Feicon também lançou uma plataforma digital. A Feiconnect Club iniciou no dia 13 de outubro, a permitindo que visitantes e expositores conversassem e realizassem reuniões virtuais. Além disso, o visitante participou de rodadas de negócios que aconteceram dias 17 e 18 de novembro.

A programação do evento online contou com palestras de três espaços da feira presencial: o “Núcleo de Conteúdo para Varejo Atacado e Distribuidor”, em parceria com a Grau10 Editora e Sincomavi, que teve discussões e conteúdos atuais sobre o mercado; o “Núcleo de Conteúdo para Varejo Atacado e Distribuidor”, em parceria com a Inovatech Engenharia, com debates sobre modelos de negócio inovadores para mercado imobiliário, sistemas construtivos industrializados e revisão da norma de desempenho (NBR 15575); e a “3ª edição do Seminário BIM”.

A Concrete Show também desenvolveu um canal de comunicação com os expositores e visitantes, o Concrete Show Xperience. O evento online gratuito foi realizado de 10 a 12 de novembro. Foram três dias de evento totalmente online, com mais de 23 horas de conteúdo e 40 palestrantes.

COM 12 LIVES REALIZADAS, MARATONA CONSTRUSUL FOI MAIS UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA MOVIMENTAR O MERCADO

Reforçando seu papel de impulsionar negócios, a Feira Construsul criou durante a pandemia a Maratona Construsul, um espaço digital com conteúdos relevantes dos expositores, entidades parceiras e profissionais da arquitetura e construção. As lives transmitidas através das diferentes redes de relacionamento da Construsul. 

No dia 24 de junho, a primeira live da Maratona Construsul foi realizada através do Youtube em parceria com o cliente IFC/COBRECOM e contou com a participação do consultor técnico da empresa, o professor Hilton Moreno que abordou a temática “O que você precisa saber sobre cabos elétricos para comprar e instalar com segurança”. 

Durante seus 12 encontros, a Maratona abordou diferentes assuntos como: “A revolução da Construção a seco no Brasil”, ministrada pela diretora de engenharia da Masterwall, Marilucy Rodrigues; “Gestão de Desenvolvimento Profissional de seus colaboradores” pelo diretor de RH da Pormade, Rafael Jaworski; “Isolamento térmico” pelo gerente de marketing da Weiku, Michael Lochner; “Diferenciais para o lojista vender com qualidade pincéis e acessórios para pintura”, pelo Rafael Loose, coordenador de pesquisas e desenvolvimento da Atlas. e Cassiano Cardoso, gerente nacional de vendas da área 2 da Atlas mediado por Cirilo Pires, analista de marketing da Atlas; “Como aumentar o ticket médio dentro de sua loja?”, pelo Ceo da Kadesh, Valdemir Bastos; “Desenvolvendo negócios durante a pandemia”, analisado pelo gerente do Atacadão do Compensado, Carlos Henrique Schaffer Junior e pelo supervisor externo de vendas da Plastilit, Thiago Bronoski; “Negociação B2B e o modelo de atuação da Alternativa e também sobre a venda online no varejo de construção”, pelo CEO da Alternativa B2B, Rodrigo Aguiar; “Por que utilizar adesivos de montagem na construção civil”, abordado pelo consultor de Trade e Produtos da Grossl, Julio Cesar Travinski; “Soluções para trincas e fissuras dos sistemas construtivos secos” pelo gerente de Engenharia e Suporte Técnico da Tamlyn, Roberto P. Monay e a “NTF – O que você precisa saber para revolucionar seu modo de construir” pela gerente de novos produtos da Infibra, Thais Martinetti. 

A Maratona Construsul fechou seu ciclo de palestras do ano no dia 03 de dezembro, com uma live simultânea dos perfils do Facebook, Youtube e LinkedIn da Feira Construsul, o tema “O desafio da indústria para abastecer o mercado da construção e como projetar o futuro nesse cenário”. O debate tem a participação do Presidente da Acomac Porto Alegre, Jaime Silvano, o diretor executivo comercial varejo- Saint Gobain PPC, Fábio Corrêa, o diretor da Acomac Porto Alegre e consultor de mercado da Diferpan, Vitor Cunha com a mediação da jornalista Roberta Pschichholz. As lives da Maratona Construsul ficarão disponíveis no canal do youtube da Feira Construsul. 

Uma resposta

Deixe uma resposta

Notícias Relacionadas