Notícias

Nova gestão do CAU/BR e CAU/UF alinham objetivos para o mandato 2021-2023

Presidentes e conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF reuniram-se no dia 21 de janeiro para alinhar as pautas e objetivos para o mandato 2021-2023.

A nova presidente do CAU/BR, Nadia Somekh,convocou o encontro, considerado como uma das primeiras ações da nova gestão, reforçando a necessidade de diálogo entre o Conselho Federal e representantes dos demais estados (CAU/UF). “Eu trabalho com metas claras e gestão. Quero saber, ainda nestes primeiros 100 dias, nossas ações nos próximos três anos”, disse a presidente do CAU/BR. Os presidentes dos CAU/UF saudaram a iniciativa e destacaram a importância dessa aproximação.

Nadia elegeu juntamente com o Fórum de Presidentes dos CAU/UF, colegiado que reúne os 27 gestores dos conselhos estaduais, o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) como prioridade. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann, destacou que é preciso uma ação emergencial para desafogar os canais de atendimento dos CAU/UF, que recebem muitos questionamentos relativos ao sistema.

Segundo informações do portal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Nadia destacou que na véspera o CAU/BR emitiu um comunicado destacando a segurança do SICCAU como primeira prioridade da gestão, e anunciando uma nova auditoria a ser realizada no sistema responsável pela emissão de RRT, Certidões, Carteiras Profissionais e demais documentos necessários ao exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Questões relativas às atribuições privativas de arquitetos e urbanistas também foram ressaltadas no encontro. A presidente do CAU/BR quer trazer resultados mais rápidas junto à Comissão de Harmonização Profissional do CAU/BR, responsável por negociar com o Congresso Nacional e outros Conselhos de Fiscalização Profissional a definição das atividades privativas e compartilhadas entre os atores da construção civil. Outras pautas alinhadas nesse primeiro momento foram: compartilhamento de experiências positivas dos CAU/UF; combate ao Ensino a Distância; e estreitar a relação com as entidades representativas de arquitetos e urbanistas.

Deixe uma resposta

Notícias Relacionadas