Notícias

Modernidade e praticidade marcam o segmento de tomadas, interruptores e plugues

Inteligentes, práticos e com designs modernos, interruptores, tomadas e plugues empregam tecnologia e segurança ao dia a dia dos usuários, além de possuírem diversas cores e formatos para a harmonização do ambiente. Quesitos como a facilidade da instalação também são levados em consideração no momento do desenvolvimento do produto. 

“Para atender às atuais necessidades da construção civil, que demanda produtos de qualidade e que permitam uma instalação simples e ágil, a Tramontina aposta no conceito de modularidade para suas placas e interruptores, e desenvolveu linhas para as mais diversas aplicações, sempre utilizando os mesmos módulos”, ressalta o diretor comercial da Tramontina, André Luís de Lima. 

Foto: divulgação Steck
Foto: divulgação Steck

Os produtos inteligentes também ganharam o segmento de tomadas, interruptores e plugues, pois permitem que o usuário programe horários para ligar ou desligar o fluxo de energia através do smartphone. O recurso também auxilia na economia de energia. Segundo o chefe de produtos da Steck, Augusto Magalhães, os produtos para casa inteligente estão ganhando força significativa nos últimos anos e isso permite que o mercado se desenvolva na mesma medida que a demanda dos consumidores por novidades é crescente. “Aqui na Steck contamos com os comitês de inovação que guiam a empresa e permitem a criação de produtos e serviços diferenciados. Além disso, sempre buscamos que a fonte das nossas ideias de desenvolvimento de produto seja o próprio cliente”, afirma.

Foto: divulgação Astra
Foto: divulgação Astra

O desenvolvimento tecnológico está aliando ao design e as demais características dos produtos. O diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho ressalta a importância da união da funcionalidade, praticidade e segurança do produto ao usuário e à instalação. “Os módulos da linha de interruptores e tomadas Astra, eles possuem parafusos em aço inox que são imperdíveis, facilitando a instalação e manutenção no futuro. Além disso, o design é outro quesito avaliado durante o processo de desenvolvimento da nossa linha de produtos. Focamos sempre em um acabamento moderno, com o intuito de valorizar ainda mais o ambiente”, relata Coelho.

Perspectiva positiva no segmento de materiais elétricos aproxima a indústria dos consumidores

Apesar das incertezas do mercado, redução de vendas e alta dos commodities, demandas reprimidas, o segmento de materiais elétricos possui uma percepção positiva do mercado. “As pessoas buscam cada vez mais facilidade e hoje temos opções acessíveis de produtos para todos. Ao mesmo tempo temos uma popularização cada vez maior de assistentes de voz, o que ajuda a tornar a automação cada vez mais parte da vida cotidiana. Dados do IDC, por exemplo, mostram que tivemos um total de 800 milhões de vendas mundiais de dispositivos para smart home em 2020, um aumento de 4,5% ante 2019, e as expectativas são de que em 2025 alcancemos 1,4 bilhão de equipamentos vendidos”, explica Magalhães. 

Para o coordenador de marketing da Unidade de Materiais Elétricos da Soprano, Marcelo Piazza, a constante atualização e evolução da construção civil traz um cenário promissor para o segmento.

“Com a pandemia, houve um aquecimento significativo do mercado e a Soprano estava preparada para atendê-lo. A perspectiva de crescimento do mercado é de aproximadamente 4% no segundo semestre de 2021 e na Soprano a expectativa é de superar este valor”.
Coordenador de marketing da Unidade de Materiais Elétricos da Soprano, Marcelo Piazza
Marcelo Piazza
Coordenador de Marketing da Unidade de Materiais Elétricos da Soprano

Segundo Lima, tendo em vista o momento atual, todos os mercados sofreram reduções das vendas, mesmo antes da pandemia já havia uma demanda reprimida das pessoas que desejavam construir ou reformas suas moradias. “Com a situação atual, muitos passaram a trabalhar, a estudar e a olhar para a casa e buscaram profissionais para promover melhorias no imóvel e também na instalação elétrica”, afirma. Lima também ressalta que o primeiro semestre de 2021 foi melhor para alguns setores, incluindo o de material elétrico. “Confiamos que, até o final deste ano, o mercado apresentará índices ainda melhores de crescimento”, afirma.

Foto: divulgação Astra
Foto: divulgação Astra

Coelho também evidencia o crescimento do mercado de interruptores e tomadas este ano, além da expectativa de aumento de demanda, devido ao avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas.  “Astra está cada vez mais atuante nesse segmento, sendo reconhecida por consumidores e instaladores”, declara.

Organização e facilidade na instalação sãos diferenciais da linha de interruptores e tomadas da Astra

Foto: divulgação Marketing Soprano
Foto: divulgação Marketing Soprano

De acordo com Coelho, a Astra está sempre atenta às demandas do mercado, para ampliar a participação nesse segmento com produtos de alto giro nas lojas. “A Astra utiliza matéria-prima de qualidade e está sempre investindo em novos equipamentos, além de softwares para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos”, ressalta. A linha de interruptores e tomadas passa por rigorosos testes durante o processo de certificação pelas entidades responsáveis, o que assegura a qualidade dos produtos e evita problemas futuros de manutenção precoce nas residências dos consumidores.

O conjunto de tomadas de 20A da Astra possui acabamento brilhante e aditivo anti-UV, que prolongam a cor branca do produto. Além disso, possui o diferencial de ser compatível com pinos e plugues tanto de 20A quanto 10A com a mesma eficiência. “O produto foi desenvolvido com o intuito de facilitar a instalação, possuindo cinco acessos aos bornes (conectores de passagem), o que torna a instalação mais rápida e organizada”, completa Coelho.

Tomadas e interruptores para ambientes autênticos

Uma das linhas de interruptores e tomadas da Soprano é a Revitá. A linha foi lançada em 2020 e conta com diferentes funcionalidades, como o Dimmer Touch, que ajusta a luminosidade do ambiente. Placa com proteção para umidade e poeira (IP 54), tomadas USB e HDMI, interruptor por cartão e tomadas duplex são outras características da Revitá. Com dez anos de garantia para defeitos de fabricação e funcionamento, possui três acabamentos: a tradicional branca e as modernas cores concreto e carbono, com texturas que não mancham ao toque. Os interruptores com luz LED, para localização em ambiente escuro.

Segundo Piazza, a Soprano busca atender este consumidor através de parceiros distribuidores, home centers e atacados. “Ainda, mesmo dentro da pandemia a Soprano fez a aquisição de todo o portfólio de interruptores e tomadas da Siemens e Iriel, além dos ativos da fábrica da Siemens, em Canoas, no RS, buscando atender o cliente com mais 8 linhas de interruptores e tomadas (Delta mondo Acrylic, Delta mondo, Revitá, Ilus, Iris, Imperia, Brava e Duale UP)”, afirma.

Foto: divulgação Marketing Soprano
Foto: divulgação Marketing Soprano

Forma simples e acessível de entrar no mundo da automação através do plugue inteligente

A linha Smarteck da Steck oferece um vasto portfólio de produtos para automação residencial, totalmente pensados para o consumidor final. Entre os principais produtos da linha o Plugue Inteligente é um dos destaques. O produto é ideal para quem deseja entrar no mundo da automação de forma simples e acessível.

Conforme Magalhães, além da facilidade na hora da instalação e a redução nos gastos de energia, com o plugue inteligente o consumidor consegue transformar qualquer tomada em smart e programar atividades diárias, como por exemplo, acionar ou desligar um ventilador, programar a cafeteira para ligar todo dia de manhã deixando o café pronto, ligar luzes de decoração todos os dias ao pôr do sol. Tudo isso pode ser feito de forma remota, pelo aplicativo totalmente em português, por voz, via assistente de voz ou até mesmo pelo celular.

“Estamos em constante contato com os consumidores, através de nossos canais de atendimento, e sempre pesquisando tendências e novidades do mercado para assim traçar perfis de consumo e, com isso, oferecer produtos alinhados com as necessidades de cada público”, finaliza Magalhães.

Tomadas e interruptores para harmonizar com qualquer ambiente

Foto: divulgação Tramontina
Foto: divulgação Tramontina

A Tramontina tem várias linhas de interruptores e tomadas para atender ao consumidor que busca modernidade, resistência e praticidade, com melhor custo-benefício. As linhas Aria, Lux² e Tablet possuem leveza e contemporaneidade. Já a linha Izyflat, que tem acabamento metalizado e seis opções de cores. O design moderno e minimalista para compor ambientes elegantes fica a cargo da linha Giz, com nove cores. A linha Liz possui funcionalidade para ambientes acolhedores, com seis versões de cores. “Nos últimos anos, a Tramontina vem ampliando suas linhas de placas e interruptores, a exemplo das Linhas Giz e Liz, que possuem placas que podem compor, de forma harmônica, ambientes com as tendências de arquitetura, como as opções fendi e grafite”, ressalta Lima.

Durante a obra toda atenção é necessária, tanto com relação à beleza do produto, quanto a eficiência e segurança que os itens devem oferecer. A Tramontina constantemente apresenta conteúdos que buscam orientar o consumidor sobre os procedimentos de instalação e uso. Segundo Lima, a quantidade e localização dos interruptores devem ser compatíveis com a capacidade das instalações elétricas gerais da construção e com as necessidades de seus usuários.“Em geral, esses itens devem ser instalados próximos das portas, pias e bancadas de trabalho (no caso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço), de forma que nenhuma tomada seja sobrecarregada”, afirma.

Lima ressalta que o projeto deve prever tomadas para uso esporádico, como ligar o aspirador de pó e os carregadores de celulares, notebooks, games e tablets, tendo em vista que as pessoas utilizam cada vez mais produtos elétricos e eletrônicos em casa. “O ideal é que estes itens estejam previstos desde a elaboração do projeto construtivo e arquitetônico, por isso, antes da compra”, explica Lima. A Tramontina recomenda que o consumidor consulte um profissional da área de eletricidade para dimensionar corretamente a instalação elétrica. Ele indicará os tipos de interruptores e tomadas e a quantidade de cada item, de acordo com a demanda presente e futura dos usuários, de forma a prover uma instalação segura e evitar sobrecargas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas