Notícias

Cor e inovação movimentam o segmento de tintas

Com o cenário atual, muitos consumidores buscaram investir em seus lares e renovar os ambientes deixando-os mais confortáveis, já que a população passou a ficar mais em casa devido a pandemia. A movimentação dos consumidores e a adesão do formato “faça você mesmo”, contribuiu para o crescimento do segmento de tintas imobiliárias. Visando essa transformação do mercado, os fabricantes desenvolveram projetos voltados para qualidade, durabilidade e praticidade. O volume de tinta produzido em 2020 foi de 1.623 litros, só de tintas imobiliárias foram produzidos 1.354, sendo um crescimento de cerca de 5% em comparação em a 2019, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).  

De acordo com o diretor geral de Tintas Decorativas da AkzoNobel, Guilherme Ruschel, a receita de tintas decorativas no primeiro trimestre deste ano aumentou 14% – e 56% maior em moedas constantes (em comparação com o primeiro trimestre de 2019: aumento de 62% em moedas constantes), resultado principalmente impulsionado por aumentos de volume significativos devido à forte demanda. “Para buscar atender a essa tendência e prover uma melhor experiência de uso ao consumidor, continuaremos trabalhando ações que incentivem a consolidação desse comportamento, incluindo os programas de treinamento aos pintores profissionais”, afirma. 

O gerente de marketing das Tintas Eucatex, Argemiro Sanches ressalta que o mercado de 2021 está impactado pela pandemia, mas acredita em um crescimento de 3,5% acompanhando o PIB. Reforçando o otimismo e a expectativa, a construção civil está apresentando crescimento, devido ao consumidor estar mais em casas, a repintura se torna convidativa. “Há interesse em realizar pintura como forma de ter ambientes mais bem decorados, proporcionando bem-estar”, pontua.  

Para a analista de desenvolvimento de produto da Killing, Katiucia Jung, o mercado está aquecido e é possível identificar uma maior preocupação do consumidor com o lar. “O recurso até então destinado para viagens e lazer, hoje é empregado dentro de casa através de reformas ou mesmo na aquisição de um imóvel novo ou usado. Isso coloca o setor de tintas e o segmento de materiais de construção em um patamar diferenciado ao longo de 2021”, complementa. Jung acredita em um aumento da demanda conforme as últimas indicações de crescimento de mercado que apontam ser aproximadamente 8 pontos percentuais acima do Produto Interno Bruto (PIB). 

Além do crescimento do no volume de tintas e aquecimento do mercado, a segurança dos colaboradores é uma questão importante para os fabricantes. “Os primeiros meses de 2021 foram muito intensos, com o foco principal na segurança e bem-estar de nossos colaboradores e, ao mesmo tempo, precisando de muito esforço e uma coletividade ímpar para poder atender as necessidades de nossos clientes e parceiros da melhor forma que podíamos em um período tão conturbado e delicado”, ressalta a Gerente de Produtos da Divisão Arquitetônica da Tintas Renner by PPG, Michele Schaeffer. Segundo ela, a empresa conseguiu consolidar neste cenário, processos que desenvolveram desde o início da pandemia. 

“Em termos de negócio, mesmo com tanta adversidade, conseguimos avançar com nosso plano de crescimento sustentável, mantendo nossa produção e chegando aos nossos parceiros em todos os canais e regiões. Consequentemente, chegando às paredes de nossos consumidores finais, deixando seus lares mais protegidos, mais coloridos e mais alegres em um momento em que o lar nunca foi tão importante”, completa Schaeffer. 

O cenário pandêmico construiu um novo significado. O gerente Sênior Comercial da região Sul, José Márcio de Vasconcellos, relata que o movimento de ressignificação do lar deve continuar gerando novos desejos de mudança e renovação. “Com isso, os consumidores seguem adaptando áreas para trabalho remoto, pintando móveis e remodelando alguns ambientes, o que reflete no aumento da procura por produtos específicos para essas transformações”, reflete.

Para Guilherme Ruschel, esse panorama possibilitou um crescimento da relevância da categoria dentro da nova realidade do consumidor.  “Parede que não seria renovada caso não houvesse a mudança de hábito de se passar mais tempo em casa”, exemplifica.

A gerente de marketing da Brasilux, Mirela Jabur, também ressalta a mudança de hábito do consumidor devido a permanecia em casa. “As características das moradias estão mudando. As pessoas estão buscando espaços maiores para viver e com isso está havendo um aumento das reformas e construções, com uma busca de mais conforto para atividades realizadas dentro de casa. Acreditamos que essas alterações do comportamento beneficiam bastante o nosso setor”, pondera.

Vasconcellos ressalta também que há uma demanda reprimida, resultado de obras que ficaram paradas e foram retomadas, além das planejadas que ainda não foram iniciadas. “Assim, a demanda para o mercado de tintas decorativas teve uma ótima recuperação e nossa projeção é que continue crescendo nos próximos meses”, afirma. 

Uma tendência nos lares durante a pandemia foi o DIY (Do It Yourself, o “faça você mesmo”). “No último ano houve uma transformação na relação que as pessoas têm com suas casas, que se tornaram um espaço multifuncional para as famílias. Além disso, também pela questão do isolamento social, houve um aumento em busca de tutoriais DIY”, afirma Ruschel.

FABRICANTES ADAPTAM-SE AO NOVO FORMATO DE CONSUMO

O crescimento do setor de tintas durante a pandemia gerou uma mudança nos hábitos de consumo e também no formato da oferta, desenvolvendo diversas formas de comunicação com o consumidor e o auxiliando na concretização de seus objetivos. Além do desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. 

Segundo Vasconcellos, o setor de tintas está em constante atualização, para atender as demandas do mercado, acompanhar o perfil do consumidor moderno e facilitar sua jornada de pintura. “Isto se reflete nos produtos, que estão cada vez mais tecnológicos, oferecendo mais benefícios ao consumidor, como alta durabilidade, resistência e facilidade na aplicação; nas experiências de compra, com ferramentas como o Suvinil Pintura Virtual, sistema de autoatendimento imersivo com navegação por realidade virtual, na qual o consumidor visita diversos ambientes e testa cores e soluções da marca em móveis e paredes; nas relações com parceiros de negócios, como a adaptação de treinamentos de capacitação para o ambiente digital durante a pandemia; e até na comunicação com os próprios consumidores”, afirma.

 A Suvinil está presente nas redes sociais e no espaço online, reverberando na expansão de seu marketplace, por exemplo, que agora já alcança 19 estados brasileiros. A empresa lançou recentemente um novo conceito para a escolha da cor, fundamentado em diferentes luminosidades e aspectos visuais, para guiar e facilitar esse momento de decisão. “Esta mudança reverberou ainda em um Novo Leque de Cores Digital, disponível no site da marca”, pontua Vasconcellos. 

Ruschel ressalta que o intuito da marca neste último ano, foi levar mais praticidade aos consumidores que viram a necessidade de fazer mudança e transformar ambientes. “Em fevereiro de 2020 inauguramos a loja on-line da Coral, um marketplace que facilita a compra de produtos sem sair de casa. A lojacoral.com.br traz comodidade, ambiente organizado para compras e parcelamento de pagamento em até 10 vezes. Nesse ambiente virtual, estão disponíveis produtos das marcas AkzoNobel, Coral, Sparlack, Hammerite e Alabastine. A loja também possibilita a aquisição de acessórios de pintura Atlas (e, em breve, Tigre), como forma de complementar a cesta de produtos e, dessa forma, atender à necessidade total dos consumidores”, afirma.

Outra novidade da AkzoNobelfoi a parceria com o Decorador.net,plataforma de decoração online pioneira no país, para auxiliar o consumidor que não teria condições e acesso a um projeto nas circunstâncias convencionais, mas que precisa das orientações de um profissional para repaginar o ambiente, levando cor e personalidade para sua casa.

Para o público de arquitetos, designers e pintores profissionais, a empresa disponibilizou na nossa loja on-line o Colour Sensor, um dispositivo que verifica a tonalidade de qualquer objeto, móvel ou parede, preferencialmente com superfície lisa. O dispositivo pode ser utilizado em diferentes situações como: ferramenta para auxiliar na escolha de cores e tonalidades que combinam entre si; para descobrir a cor que uma parede foi pintada previamente, especialmente quando customizada; confirmação da cor utilizada no projeto, entre outros.

AGILIDADE NO PROCESSO DE TINTURA

Foto: Divulgação Tintas Coral

Em 2020, a linha Renova da Coral cresceu e trouxe novidades relevantes, especialmente em tempos de pandemia, quando as pessoas estão passando mais tempo e olhando para suas casas de uma outra forma, o que despertou o desejo de cuidar desse centro de convivência das famílias e realizar pequenas reformas. A Renova Paredes & Tetos, já conhecido creme de pintura que deu origem à linha agora tem novo nome. O produto é pronto para uso e, possui textura cremosa que se espalha fácil e uniformemente, tem baixo respingamento, trazendo mais praticidade no processo de pintura. 

Outra vantagem é que pode até ser aplicado diretamente sobre o mofo, sem a necessidade de limpeza prévia da parede. Está disponível em 2079 cores, com acabamento fosco. A Renova Gesso & Drywall, tinta acrílica fosca que pode ser aplicada diretamente sobre o gesso, sem a necessidade de uso de fundo preparador, garantindo excelente aderência e evitando o amarelamento da superfície. Ele oferece mais agilidade e praticidade na pintura de gesso e Drywall.

A tinta epóxi base água, Renova Azulejos & Muito Mais não necessita do uso de catalisador solvente e pode ser aplicada direto sobre azulejos. Possui alta resistência e durabilidade, além da facilidade ao limpar. Sua fórmula não tem cheiro, seca super-rápido e está disponível em mais de 1000 opções de cores, no acabamento brilhante e acetinado. Já a tinta acrílica fosca branca, Renova Tetos Banheiros & Cozinhas pode ser aplicada direta sobre o mofo, sem necessidade de limpeza prévia da superfície, o que facilita muito o momento da pintura. 

A empresa possui certificações ISO 9001 para os processos de qualidade, além de contar com laboratório próprio para testes e validações de qualidade.“Qualidade é algo levado muito a sério pela empresa, que busca criar uma cultura sobre isso não apenas nos processos, mas na forma como atende seus clientes e fornece soluções ao mercado”, afirma Ruschel.

O programa chamado de Dia da Qualidade Global ressalta a importância da qualidade em dos produtos, “no qual convidamos todos os nossos colaboradores a refletir sobre o tema e os orientamos sobre como podemos incorporar a qualidade em tudo que fazemos, independentemente da área em que atuamos”, completa.

EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

Foto: Divulgação Brasilux

Produtos ecologicamente corretos, tecnologia e inovação são prioridades para a Brasilux. “Fomos pioneiros no País ao lançar uma tinta imobiliária que cobre com uma única demão e também uma das primeiras a lançar esmalte à base de água”, afirma Jabur.  Entre as diversas novidades da linha imobiliária, a tinta Brascorten é um dos destaques da empresa. O revestimento de alta performance imita perfeitamente o efeito ferrugem, deixando um acabamento “envelhecido” de maneira uniforme, proporcionando beleza e requinte aos ambientes.

O Brascorten permite ajustar a tonalidade até alcançar a cor desejada: marrom, vermelho, laranja e muito mais. Pode ser aplicada em qualquer superfície lisa ou rústica, em ambientes externos e internos. É muito resistente à ação do tempo e às intempéries podendo ser aplicada como revestimento sobre qualquer superfície: reboco fino, cerâmica, pintura, alumínio, estruturas metálicas, plásticos, PVC, grades, ferro, madeira, móveis, portas, guarnições, batentes e muito mais.

Outros destaques da Brasilux são a tinta antichamas, Brasifire e a linha Verde Esperança, acrílico Premium, em que em que parte das vendas é revertida ao Hospital de Amor de Barretos, SP. Todos os produtos Brasilux são certificados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

A Brasilux está atualmente dando sequência ao plano de expansão e modernização das instalações, com o objetivo de aumentar em cinco vezes aprodução de tintas. “Para isso estamos começando a mudança do parque fabril que ocupamos atualmente em Matão, interior de São Paulo, de 100 mil metros quadrados de área total, onde temos quatro plantas (a Brasilux tem quatro no interior de São Paulo e uma no Paraguai), para uma área de 400 mil metros quadrados, no Distrito Industrial de Matão, SP”, reforça Jabur.  Segundo Jabur, a mudança tem como objetivo melhorar a logística e a produtividade da empresa já que as atividades industriais serão centralizadas em uma única planta.

DURAVÉL E RESIDENTE

Foto: Divulgação Tintas Eucatex

O produto destaque da Tintas Eucatex é Protege, acrílico na categoria Premium, com alta cobertura, duas vezes mais aditivos, antimofo, durável e resistente. Sua formulação de alta qualidade e seleção de matérias-primas performa a tinta. Está disponível: acabamentos fosco, acetinado e semibrilho. A Eucatex possui tintas de alta performance, com durabilidade, resistência, alta cobertura e com produtos especiais que conferem atributos de hidrorrepelência, filmes elásticos, fácil limpeza e outros

A empresa possui o Atestado de Qualificação – PSQ (Programa Setorial da Qualidade) concedido pela ABRAFATI e o ISO 9000. A Eucatex é certificada pela na ABNT/NBR ISO 9001 de 2015, no processo de certificação. “Criamos nossos procedimentos e processos internos em cima do que rege a norma, com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado, conseguimos a certificação através de consultoria e auditorias da empresa DNV.GL, empresa certificada junto a ABNT, que audita nossos processos anualmente (normalmente em dezembro), apontando melhorias quando necessárias nos procedimentos e processos”, reforça Sanches.

SOLUÇÕES QUE ATENDAM AS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR

Foto: Divulgação Suvinil

Uma alternativa para o efeito cimento queimado é o Suvinil Piso Cimento Queimado, o mais recente lançamento da empresa. O produto é mais resistente e possui diferencial tecnológico que possibilita a aplicação em pisos, até mesmo em áreas que molham, pois impermeabiliza e evita o escorregamento. “O produto propõe uma decoração contemporânea que vai além do estilo industrial. Procuramos sempre ouvir as demandas do mercado e profissionais de pintura, oferecendo um portfólio completo com soluções que atendam suas necessidades e ainda agreguem valor ao trabalho de pintores e aplicadores de todo o país”, afirma Vasconcellos.

Os produtos da Suvinil passam por uma série de testes e comprovações, tanto dentro da própria fábrica, em laboratórios próprios, como também em órgãos externos, para atestar a qualidade, requisitos de performance e confiabilidade das soluções. “O Suvinil Piso Cimento Queimado passou por um processo de certificação e foi classificado pelo índice PEI (Porcelain Enamel Institute) como um produto PEI4, de altíssima resistência a abrasão, o que oferece durabilidade até mesmo em áreas de maior circulação, tanto residenciais como comerciais”, exemplifica.

DOIS EM UM CONSERVA A PINTURA POR MAIS TEMPO

Foto: Divulgação Tintas killing

Segundo Jung, a preocupação por cada vez mais reduções ou neutralizações de compostos orgânicos voláteis (VOC) está em pauta nas áreas de desenvolvimento de novos produtos da Killing, bem como uma abordagem mais sustentável no portfólio. “A Killing tem trabalhado com bastante dedicação, um grande exemplo de produto sustentável é o Esmalte Equilibrium”, afirma.  O produto utiliza matérias-primas de fontes renováveis em sua composição e possui baixa emissão de VOC, já que não emite solvente no meio ambiente. “O Equilibrium, que reúne o melhor do Esmalte Base Solvente e do Esmalte Base Água em um único produto, pode ser encontrado em latas de 900 mL e 3,6 litros, nos acabamentos brilhante e acetinado. O esmalte é resultado de anos de estudo do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento e é considerado o equilíbrio total entre tecnologia e ecologia”, explica.

Um dos destaques da empresa é a Kisatech Tinta Impermeabilizante, base d’água.“É a única no mercado com função dois em um, pinta e impermeabiliza”, afirma Jung. A tinta é indicada para proteger substratos de concreto e alvenaria, em primeira pintura e repintura. Foi desenvolvida para resolver problemas de infiltração positiva, ao mesmo tempo em que permite que a umidade de dentro da parede não fique retida na alvenaria, funcionando como uma espécie de membrana inteligente flexível. 

Por suas características de resistência e impermeabilidade, a Kisatech Tinta Impermeabilizante é especialmente indicada para regiões litorâneas expostas a intensa maresia, regiões úmidas, regiões urbanas com alta concentração de poluição e com grande variação de temperatura, com alta insolação e intempéries, bem como para proteção de fachadas em ambientes sujeitos ao ataque de gases ácidos, íons de cloro e oxigênio, especialmente onde há risco de ocorrência de microfissuras.

A Kisatech Tinta Impermeabilizante é avaliada em no laboratório de desenvolvimento de Tintas Imobiliárias da Killing e seus testes são complementados em laboratórios externos.  Por unir a função de pintar e impermeabilizar, atende aos requisitos estabelecidos conforme ABNT NBR 13321 e obedecendo os critérios da ABNT NBR11702, como percentual de alongamento e resistência ruptura.

Segundo Jung, o uso deste tipo de tecnologia proporciona uma maior durabilidade do sistema de pintura. Com o atributo de impermeabilizar, impede a passagem de água, e desta forma, reduz a ocorrência de patologias provocadas pela presença de umidade. “Sendo assim, considerando uma maior preocupação com o lar, o aumento do consumo deste tipo de tecnologia vem aumentando, visto que a Kisatech Tinta Impermeabilizante conserva a superfície pintada por mais tempo”, finaliza.

ATUAÇÃO EM DIFERENTES LINHAS TENDO COMO INTUITO A QUALIDADE

Foto: Divulgação Tintas Renner

O mercado de tintas, a Tintas Renner by PPG tem duas linhas de inovação que são guiadas pelas necessidades de mercado e do consumidor final. De acordo com Schaeffer, a primeira linha se refere à proteção e conservação dos ambientes pintados através da tecnologia protetiva das tintas. “Nesta linha de inovação, podemos citar os produtos que possuem facilidade de limpeza com baixo brilho no acabamento como, por exemplo, o Rekolor Gold Superlavável” e também produtos que corrigem e previnem o aparecimento de microfissuras, como nosso sistema de pintura elástico da linha Frentes e Fachada Elástica e Emborrachada, além de produtos para proteção contra umidade, como o Aquabloc, que bloqueia os poros do concreto impedindo que a água passe”, afirma. 

A segunda linha de inovação está relacionada ao embelezamento, com novas cores e técnicas de pinturas. Nesta linha, Schaeffer cita as novas cores incluídas na linha Ducryl e mais de 50 cores adicionadas ao leque global da empresa, Voice of Colour, e também a Massa Cimento Queimado. 

O sistemaelastomérico Flexível da empresa é composto por três produtos. O Selador Flexível com alto poder de penetrabilidade, aplicado diretamente sobre um reboco, oportunizando um tratamento de dentro para fora. O produto possui até 400% de flexibilidade, servindo como um grande auxiliar na ancoragem do acabamento elastomérico. O selador flexível possui a função 2 em 1, pois sela, aumentando o rendimento da tinta de acabamento e age como sistema impermeabilizante. 

Para completar o sistema impermeabilizante e flexível, a marca tem dois acabamentos disponíveis. No acabamento fosco, o Frentes & Fachadas Emborrachada, que possui 200% de flexibilidade e auxilia para disfarçar as imperfeições do reboco, formando uma película impermeável que impede a penetração de umidade, protegendo contra água da chuva. Disponível em mais de 2.000 cores pelo sistema tintométrico. 

No acabamento semibrilho, a linha Frentes & Fachadas Elástica, que é um produto com máxima elasticidade, chegando a 800% de flexibilidade, cobrindo e prevenindo o aparecimento de trincas e fissuras. O filme do produto acompanha os movimentos, retrações e dilatações da parede, evitando que surjam rachaduras e deformações. Sua alta durabilidade impermeabiliza a superfície, impedindo a penetração da água. Por oferecer um acabamento final semibrilho, também evita a fixação de maresias, mofos, algas e poluições em geral. Disponível em mais de 1.000 cores pelo sistema tintométrico.

A empresa possui a sua linha arquitetônica qualificada junto ao Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, da ABRAFATI, atendendo a normas da ABNT, que definem os padrões de qualidade e desempenho de tintas para edificações não industriais.A companhia recebe auditorias periódicas de empresas certificadoras credenciadas ao programa para verificação da qualidade dos produtos. “Além disso, a Tintas Renner by PPG é uma empresa certificada pela norma ISO 9001, cujo objetivo é assegurar a qualidade de seus produtos, processos e serviços”, completa.

Foto Capa: Divulgação Brasilux 

Deixe uma resposta

Notícias Relacionadas